Blandy's verdelho 5 anos



Os Blandys são notáveis sendo a única família de todas as fundadoras originais do negócio do vinho Madeira que continuam a ser proprietários e gestores da empresa de vinho original; 2 séculos de produção de vinho de alta qualidade. A família tem tido um papel principal no desenvolvimento do vinho Madeira perdurando durante uma longa história os membros da família continuam a viver na ilha, mantendo uma tradição que remonta a 1811. Michael e Chris são a 6ª e 7ª geração a trabalhar no negócio.

Nos anos de 1980, os Blandys abordaram os Symingtons que trouxeram uma extensa rede de distribuição global e uma método abrangente de qualidade para alem de uma experiência de vinificação valiosa conquistada através de longos anos como protagonistas na industria do vinho do Porto.("excerto tirado do site http://www.blandy.com/pt/empresas/blandysmadeira.html").

Quanto ao vinho em si, um verdelho com 5 anos em casco de carvalho americano segundo o processo tradicional de ‘Canteiro’.Isto inclui um delicado aquecimento do vinho no sotão dos armazéns no Funchal. Ao longo dos anos o vinho vai sendo transferido dos pisos superiores aos pisos intermédios, e eventualmente para o piso ao nível do chão onde é mais fresco. Após esta ‘estufagem gradual’ o vinho é filtrado e clarificado, sendo depois engarrafado.
A sua cor é muito semelhante á de um moscatel com a mesma idade, dourado reluzente.
Na nariz é um vinho com boas notas ligeiramente caramelizadas, mel, frutos secos, englobados por uma ligeira brisa tropical.
Na boca tem boa acidez, com toque de citrinos e ligeiro mel como que a segurar a explosão de aromas, retendo-os sem que se tornem demasiado expressivos.
Tem final longo, com boa estrutura, boa acidez.
Saliente que claramente este vinho ganha bastante se tiver a uma temperatura de 12%, porque de outro modo torna-se demasiado alcoolico, como aguardente.

Nota de prova: 15,5.