Quinta da Alorna Reserva Tinto 2008


Cumprimentos a todos!!!Espero que o ano esteja dentro do possível e tendo em conta a situação, a iniciar bem e sempre com apetite voraz para as noticias enofilas.

Bem este fim de semana tive uma bela companhia ao almoço, a visita de um grande amigo, e claro o almoço correu bem e deu para desligar um pouco dos problemas normais e do facto de estar longe da familia, foi como se um pequeno almoço familiar:)

O vinho que vos falo vem de uma quinta do qual eu admiro bastante e considero um excelente projecto encabeçado por um dos grandes enologos que este país tem...nada mais nada menos do Nuno Cancela de Abreu(mas que a esta data ja abandonou a Quinta da Alorna para encabeçar um projecto no Dão).
O Quinta da Alorna Reserva Tinto 2008, é um vinho complexo pelo tempo que passou na barrica, daí neste almoço ter errado um bocadito ao não colocar o mesmo num decanter, porque merece sem duvida. Os aromas estavam bastante fechados, o sabor a madeira fechava o conjunto sem que me apercebesse de outros aromas a nao ser de frutos vermelhos intensos.
Na boca é saiu bastante fechado tambem e carregado com aroma de madeira, mas era suave e carregado nos taninos, cheio e volumoso. O final era curto.

Por vezes nos tambem erramos na maneira como tratamos o vinho antes de um almoço, porque tal como o enologo e o viticultor têm cuidados especiais com os seus vinhos e uvas, nos consumidores tambem devemos ter esse cuidado porque de outra forma os vinhos podem parecer-nos apenas razoaveis.
Neste momento nao vou atribuir nota, hei-de comprar uma nova garrafa e dar-lhe o cuidado que merece.
Em todo o caso este vinho neste momento encontra-se a menos de 5€ no Pingo Doce, na sua feira de vinhos.